Prefeitura começa a definir estratégia para organizar o Centro da cidade

A Prefeitura de Tefé se tornou ré em uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público por causa de construções ilegais, mau uso do dinheiro público e outras irregularidades em atos da administração pública.

Prefeitura começa a definir estratégia para organizar o Centro da cidade

No Centro de Tefé são comuns os problemas de calçadas obstruídas, construções irregulares, comércio ambulante em locais inadequados, entre outros problemas. Com as calçadas utilizadas por ambulantes, bancas e lanchonetes, a situação se agrava com o pouco espaço, dessa forma os pedestres acabam disputando o espaço com os veículos.

A pescadora Dirisonha Silva reclamou da situação na Praça Túlio Azevedo. “O espaço na rua é muito pequeno, e as vezes nem dá pra caminhar, porque tem muito comércio e o espaço que sobra as motos utilizam”, reclamou.

Condenada, a prefeitura, para não pagar a multa teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, mas o termo não vinha sendo cumprido.

A Procuradoria de Justiça do município já está formulando as ações para o cumprimento do termo. O subprocurador de Tefé Alvimar Júnior falou sobre o Termo. “O TAC foi firmado, porém, não foi cumprido e administração tem que fazer o planejamento de algumas ações que visem o cumprimento desse Termo”, explicou. Ele disse que independente da gestão municipal o termo valerá até que as ações sejam cumpridas pelo município e reiterou que é necessário pontuar as necessidades do Termo e as obrigações do município através de ações conjuntas.

O prefeito Normando Bessa de Sá disse que no primeiro momento serão identificados os pontos de maior relevância, formulando um planejamento que será apresentado aos órgãos e entidades organizadas a fim de buscar alternativas para que ninguém fique prejudicado. “O objetivo é regularizar todos os espaços públicos de Tefé, a situação chegou ao extremo e nós não podemos mais esperar, temos que agir”, finalizou.

Não há previsão para o início da retirada dos ambulantes, barracas e nem para a demolição das obras ilegais, mas a prefeitura já está discutindo com o seu corpo técnico, com as instituições e os órgãos de controle para o início dos trabalhos.

Tefé