Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Assunção do Piauí conquista Selo Unicef Município Aprovado 2017/2020

A premiação foi concedida hoje (08/12) a 431 municípios brasileiros pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Compartilhar

 Foto:Valter Lima | Tapuio Notícias

O Município de Assunção do Piauí, localizado a 283 km de Teresina, na região dos carnaubais, administrado pelo prefeito Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), ganhou nesta terça-feira, 08 de dezembro, o Selo Unicef – Edição 2017/2020, concedido pelo  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No estado do Piauí foram 182 municípios participantes, mas apenas 59 Certificados.

A premiação foi concedida a 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes.  E, pela primeira vez, Assunção do Piauí é  reconhecida  mundialmente por melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes , com a certificação pelo UNICEF.

O anúncio dos municípios certificados foi realizado em evento virtual que ocorreu das 9h45h às 11h00, apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG e pela Representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. Participaram também os embaixadores do UNICEF no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos e a personagem Mônica – e outros convidados.

As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social. Selo Unicef – Edição 2017/2020 em números: 18 estados participantes, 1.924 municípios participantes , 431 municípios certificados e 16 milhões de crianças e adolescentes impactados.

O prefeito da cidade de Assunção do Piauí, Netinho, e toda equipe do Selo Unicef no município e outras autoridades, assistiram a transmissão oficial na Câmara Municipal , onde comemoraram o resultado da conquista com discursos dos atores/equipes envolvidos.

Autoridades presentes na cerimônia/transmissão em Assunção do Piauí: Prefeito Netinho, vice-prefeito Jovelino Soares, Secretária de Saúde, Rosimar de França Lima, Secretária de Educação, Antonia Alves, Secretária de Assistência Social, Francisca Alves (Quinha Alves), Presidente da Câmara Municipal, Ronnivom de Sousa Lima, Articulador do Selo Unicef no município, Gilberto Farias, Articulador do NUCA, Rafael Victor, Edineime Lopes , Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Monalisa Arrais , Presidente do CMDCA , Glória, Coordenadora da Busca Ativa Escolar, Professora Jaqueline, Coordenadora da Educação Infantil, Luciana Pereira, Artista Plástico Antonio Mendes ,  Assitente Social Alice Pereira e a Coordenadora de Educação Especial, Roberta Raymonisa Batista.

Como os municípios conquistam o Selo UNICEF

Para alcançar o Selo UNICEF, o município é avaliado tanto no Eixo dos Resultados Sistêmicos quanto no Eixo de Impacto Social.

No Eixo dos Resultados Sistêmicos, o município precisa pontuar em, pelo menos, 12 dos Resultados, (incluindo os 5 obrigatórios). Duas condições são necessárias para pontuar em cada Resultado Sistêmico: a realização e comprovação das ações de validação junto ao UNICEF.

No Eixo de Impacto Social, duas condições são necessárias para que o município pontue em cada indicador: o indicador não pode piorar entre o ano inicial (linha de base) e o ano final; e o indicador do município deve estar igual ou melhor do que a média do seu grupo.

Além da pontuação mínima nos dois Eixos, para alcançar o Selo UNICEF, o município precisa cumprir também outros três requisitos: manter o Conselho de Direitos de Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar em funcionamento de acordo com os requisitos mínimos previstos no ECA; realizar dois Fóruns Comunitários; criar ou fortalecer os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs, no Semiárido, ou JUVAs, na Amazônia).

Veja fotos e vídeo com a comemoração do resultado e a fala do prefeito Netinho:

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Geral