Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Quase 60% da população brasileira está conectada a internet

O relatório da Unctad avaliou também o ritmo de crescimento do acesso à internet nos últimos anos, considerando o período de 2012 a 2015.

Compartilhar

 

Um relatório sobre economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. De acordo com os dados, pelo menos 120 milhões de pessoas estão conectadas em todo território nacional, que representa quase 60% da população.

Pelos dados da Unctad, Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 242 milhões de pessoas conectadas, Índia com 333 milhões e a China 705 milhões. Depois do Brasil, aparecem Japão com 118 milhões, Rússia com 104 milhões, Nigéria com 87 milhões, Alemanha com 72 milhões; México com 72 milhões; e Reino Unido 59 milhões.

No entanto, apesar do grande número de brasileiros conectados, se for considerado o total de usuários em relação à população, o desempenho do Brasil é inferior. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o país tem 59% de usuários conectados, porcentual inferior ao do Reino Unido (94%), Japão (92%), Alemanha (90%), Estados Unidos (76%) e Rússia (76%).

Crescimento
O relatório da Unctad avaliou também o ritmo de crescimento do acesso à internet nos últimos anos, considerando o período de 2012 a 2015. Segundo o estudo, o crescimento médio do país no período foi de 3,5%, atrás de Índia, do Japão, da Nigéria e do México.

Mesmo com um grande contigente de brasileiros conectados, dados da pesquisa TIC Domicílios, do Núcleo de Informação e Comunicação do Comitê Gestor da Internet (CGI-Br), apontam que ainda há desigualdade no acesso à internet. De acordo com o levantamento, divulgado em setembro, 59% das conexões estão nos centros urbanos, e apenas 26% nas áreas rurais.

Com informações da ABr

CNM

Mais de Geral