Adolescente do NUCA de Assunção do Piauí é destaque de capa-convite do 6º Ciclo de Formação do Unicef

A adolescente Raissa Silva, do NUCA local, foi inserida em foto coletiva da capa-convite do 6º Ciclo de Formação do Unicef.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Assunção do Piauí participou, nos dias 27 e 28 de Agosto de 2019, em Teresina (PI), do 1° Encontro de Mobilizadores e adolescentes do Piauí, promovido pelo selo UNICEF, no Blue Tree Rio Poty Hotel.

O encontro foi marcado por palestras, rodas de conversas e troca de experiências com temas sobre o cotidiano dos Adolescentes e o desenvolvimento de ações e mecanismos de autoproteção, além de discussão de políticas públicas para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A comitiva era formada pelo mobilizador do NUCA no município de Assunção do Piauí,  Raphaell Vycttor,  e pelas adolescentes  Raissa Silva e Safira Santos.

O encontro em comento rendeu bons frutos e respaldo às ações desenvolvidas pelo município de Assunção do Piauí, na edição do Selo Unicef 2017/2020, onde o município já cumpriu com todas as metas exigidas na edição citada, e  aguarda  resultado de reconhecimento internacional. E, ainda, por esta ocasião, a adolescente Raissa Silva, do NUCA local, foi inserida em foto coletiva da capa-convite do 6º Ciclo de Formação do Unicef, enaltecendo, dessa forma , o nome do município de Assunção do Piauí, que tem como gestor , Antonio Luiz Neto (PSD).

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos.

Ao participar do Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as competências de atores locais para que eles possam trabalhar de forma intersetorial e integrada e oferecer políticas públicas com qualidade, além de  monitorar os indicadores sociais e avaliar o desempenho e atividades de participação social. O  envolvimento  e  participação dos Conselhos de Direitos, Tutelar e setoriais também é parte fundamental do processo de participação social. Também devem implementar ações de mobilização social que garantam a participação de adolescentes.

Fotos:Divulgação

Da Redação | Valter Lima