Assunção do Piauí recebe Ônibus Lilás com ações de combate à violência contra mulher

Em alusão à campanha 16 Dias de Ativismo, em ação da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM).

Na manhã desta quarta-feira,16 de novembro, o município de Assunção do Piauí recebeu, na Unidade Escolar  da localidade rural  Caldeirão, o Ônibus Lilás, com  ações de combate à violência contra mulher , em  alusão à campanha '16 Dias de Ativismo - Ei Mermã, nem mais um minuto de silêncio”,  da  Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI), em parceria com o Centro de Referência Francisca Trindade.

Em Assunção do Piauí, a campanha recebeu o apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência  Social, Secretaria Municipal de Saúde  e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo, das ações , em  colocar em prática as políticas públicas para as mulheres, com ações efetivas e informações acessíveis.

De acordo com informações da CEPM-PI, as ações vão acontecer do dia 16 a 24 de novembro , e, além de Assunção do Piauí, se estendem aos municípios de São João da Serra, Santa Cruz do Milagres , Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Costa , João Costa e Dom Inocêncio, levando os serviços de atendimento psicossocial, jurídico e informações sobre o enfrentamento à violência doméstica.

A equipe do projeto ônibus lilás é composta pelos seguintes profissionais: Louise Soares (Coordenadora das Mulheres Rurais), Érika Ruth (Coordenadora da Diversidade), Maria Luisa (Assessora de Comunicação) e Maria do Socorro (Motorista).

Na ocasião , a Secretária de Assistência Social do município de Assunção do Piauí, Francisca Alves esteve acompanhando todas as atividades realizadas pelo ônibus lilás.

Segundo Louise Soares, além do município de Assunção do Piauí, já são  68 municípios  contemplados com as ações do Ônibus Lilás, beneficiando  mais de 10 mil  mulheres. E, a partir de agora, estas  mulheres  passam a integrar a Rede de Atendimento às Mulheres do município para que possam ter acesso de forma continua à informações de prevenção à violência doméstica e capacitações para o empoderamento econômico.

Ainda nesta tarde de quarta-feira (16) acontecerá uma   reunião com a  Coordenadoria de Estado de Políticas para mulheres e o Poder Público Municipal de Assunção do Piauí, com o objetivo de criar a Rede de Enfrentamento e Atendimento a mulher no município.

Fotos e vídeo: Jornalista Valter Lima

Da Redação | Jornalista Valter Lima