Conheça a história Político-Administrativa dos 28 anos de Assunção do Piauí

Zezinho Bastião foi o primeiro prefeito eleito de Assunção do Piauí.

O município de Assunção do Piauí pertence ao estado Piauí, ele fica localizado na latitude -5.865 e longitude -41.0389. Tamanho do território de Assunção do Piauí:
1690,703 km². População de aproximadamente 7.828 habitantes segundo dados do IBGE. Quem  nasce em Assunção do Piauí, chama-se: Assunçãoense. Atualmente o município é administrado por ANTONIO LUIZ NETO (PSD), que tem como vice-prefeito Jovelino Soares (PSD).

Origem do município
Origem do município de Assunção do Piauí , desde os primórdios e período contemporâneo politico-administrativa e prefeitos eleitos desde sua emancipação. Assunção do Piauí foi por muito tempo um vilarejo de outros municípios como Aroazes e São Miguel do Tapuio. Atualmente, é uma das cidades mais jovens em emancipação do Piauí, com apenas  28 anos. O nome de Assunção do Piauí é em homenagem a uma senhora muito devota da cidade chamada Maria Assunção Assis.

Assunção do Piauí Piauí - PI

Histórico
Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.Tinha um eleitorado fiel ao coronel Milu, de Castelo, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel. Gentílico: assunçãoense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Assunção do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de São Miguel do Tapuio. Sede no atual distrito de Assunção do Piauí ex-povoado de Assunção. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997,
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. (FonteIBGE).

As emancipações político-administrativas foram fortemente impulsionadas pela Constituição Federal de 1988. Entre 1988 e 1996, foram criados no Brasil 40% dos municípios hoje existentes, caracterizando este período como de extrema importância para a atual configuração da malha territorial do país, a exemplo de Assunção do Piauí que foi emancipada em 1994. Quando ocorre a emancipação político-administrativa de um município, um distrito deixa de estar subordinado ao município de origem, tornando-se um novo município com total independência.

Quando Assunção do Piauí tornou-se de fato um novo município com total independência?

Assunção do Piauí teve a sua primeira eleição municipal em 1996, elegendo o seu primeiro prefeito e vice-prefeito com o voto popular: José Alves dos Reis "Zezinho Bastião" (Prefeito eleito) e Olivaneude Cavalcante Mota Lacerda, em primeiro mandado de 1997 a 2000. Zezinho Bastião se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2000, tendo como vice-prefeita Rosimar de França Lima, para o mandato de 2001 .2002,2003,2004. Mas, nesse segundo mandato de Zezinho, a vice-prefeita Rosimar assumiu a prefeitura no período de julho de 2003 a dezembro de 2004. O saudoso "Zezinho Bastião" faleceu em 2011.

No período entre  2005,2006 ,2007,2008, o município foi administrado pela prefeita eleita, Maria Batista de Moura, que teve como seu vice-prefeito o ex-vereador Mardone Ricardo. Maria Batista não conseguiu se reeleger prefeita em 2008.

Gabriel Mendes comandou o município de Asssunção do Piauí por dois mandatos, tendo como vice-prefeito Antonio Luiz Neto, atual prefeito, pelos períodos:  2009,2010,2011, 2012 / 2013,2014,2015,2016.

Antonio Luiz Neto, o "Netinho" (PSD), se elegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2016. tendo como vice-prefeito Jovelino Soares (PSD), para o mandato de  2017,2018, 2019, 2020. Nas eleições municipais  de 2020, Netinho se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí , com a mesma chapa majoritária com o vice-prefeito Jovelino Soares, para o mandato de 2021,2022.2023 e 2024.

Destaca-se, nestes dois últimos mandatos do atual prefeito Netinho (PSD), segunda  gestão ainda em curso , que a cidade vem passando por uma verdadeira transformação , a exemplo de quase todas as ruas da sede do município estarem pavimentadas com calçamento e asfalto, além avanços significativos em todas a áreas.

Para celebrar o aniversário dos 28 anos de emancipação política, festa que acontece no dia 12 de dezembro, a prefeitura local está planejando uma vasta programação alusiva, onde já tem definidos shows com os cantores Batista Lima e Vaqueiro Karkará, além de apresentações gospel entre outras atividades culturais etc.

Por: Valter lima | Tapuio Notícias

Da Redação | Valter Lima