Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Prefeito

Defesa Civil realiza vistoria técnica após incidente causado por rompimento de barragem em Assunção do Piauí

Chuva de grande proporção que ocorreu na noite do dia 19 de dezembro de 2023, que ocasionou o rompimento da parede de uma barragem nas proximidade da localidade Cacimba da Pedra, resultando em prejuízos a moradores locais.

Compartilhar

 Foto: Jornalista Valter Lima

A Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí, composta pelo Diretor de Prevenção, Welton Costa, Gerente de Resposta, Coronel Kleber Soares e Engenharia, Engenheiro Marcos Lopes, esteve no município de Assunção do Piauí, na localidade Cacimba da Pedra, na zona rural, precisamente na tarde de ontem (sexta-feira,05 de janeiro), realizando uma vistoria técnica naquela região, após  incidência de chuva de grande proporção que ocorreu na noite do dia 19 de dezembro, resultando no rompimento da parede de uma barregam nas proximidades, ocasionado   inundações em residências, além de  transtornos e prejuízos materiais aos moradores locais.

Na ação, a equipe da Defesa Civil recebeu o apoio de acompanhamento    da Gestão Municipal, composta pelo prefeito Netinho, da primeira dama, Rosimar de França Lima, do vice-prefeito Jove, do presidente do legislativo municipal, vereador Ronnivom, do secretário do Meio Ambiente, Mário Pimentel, e assessoria de comunicação da prefeitura.

Segundo Welton Costa, Gerente de Resposta da Defesa Civil do Estado, o trabalho da equipe consiste na realização de uma mensuração, ou seja uma aferição do prejuízo e situação provocada pelo sinistro do rompimento da parede da barragem, e compreender, do ponto de vista da engenharia, o que de  fato aconteceu.

Ainda, conforme, Welton, a partir dessa verificação técnica na localidade Cacimba da Pedra, pela Defesa Civil do Estado, o trabalho resultará em um laudo técnico que subsidiará a ação do município e do estado na reparação dos danos. Ainda, na visita da equipe da Defesa Civil do estado, foram verificadas mais duas  barragens na região, porém, conforme informações das autoridades, as mesmas não oferecem perigo de rompimento.

O Poder Público Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, sob a responsabilidade do Secretário Mário Pimentel, por sua vez, realizou um levantamento preliminar, onde constatou que, cinco moradores tiveram suas residências inundadas pela água provocada pelo sinistro, e mais três casas serão avaliadas em decorrências dos prejuízos causados em suas estruturas.

Foto: Jornalista Valter Lima | Tapuio Notícias

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Prefeito